Social Icons

twitter facebook rss feed email

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Homeland - S02E02 - Beirut is Back

Você já assistiu um episódio que simplesmente te deixou sem fôlego? Que fez com que você vibrasse, quase não aguentasse a pressão, pior que uma montanha russa na adrenalina? Sim, esse episódio fez isso comigo, pois aqui temos um exemplo do que é um Thriller psicológico em seu auge, ou melhor, o thriller psicológico DE VERDADE, e quando digo de verdade digo que faz o que se propõe com maestria, criando um clima de suspense, gerando especulações, expectativas, muita, mas MUITA tensão e um twist de deixar qualquer série com inveja e qualquer seriador de cabelos em pé, pois, como sempre, o que teremos a partir daqui é um grande mistério que eu quero muito, mas MUITO, saber!

Desculpem o excesso, mas esse episódio me deixou assim, e olha que é muito difícil eu ficar assim...


Spoilers abaixo

Caso o episódio ainda esteja fresquinho em sua mente, pule direto para os comentários.

Resumo detalhado:

E após Carrie despistar a milícia que estava atrás dela, decide por si mesma ir atrás da informante fora do horário combinado e em um local mais seguro, que no oriente médio não poderia ser outro lugar do que uma mesquita, porém isso acaba sendo fortuito para a CIA que por razões óbvias pretendia acompanhar a conversa por não acreditar na sanidade de Carrie, mesmo ela conseguindo a informação de que Abu Nazir se encontraria com o marido da informante com local e horário e tudo mais que teria direito, o que foi coerente visto o estado que Carrie se encontra. Começamos então um embate sobre confiar ou não em Carrie, e até então ninguém botava a mão no fogo por isso e apostavam em um golpe, porém Carrie consegue convencer Saul, utilizando de seu passado e sua carreira de sucesso para isso.

No congresso vemos Brody sendo convidado pelo vice-presidente a se juntar a uma reunião com o secretário de defesa, pois sua posição pode ajudá-lo a exportar algum material bélico para Israel, coisa que o presidente dos EUA não permitiu, mas que poderá cair sobre responsabilidade do próprio vice, caso ele seja eleito na próxima eleição com Brody para vice. Brody aceita ir a reunião. Enquanto isso Jessica é convidada a participar de uma festa organizada pela mulher do vice para arrecadação de fundos para uma organização para veteranos. Indo a festa, Jessica leva Dana, que acaba se interessando pelo filho do vice, o mesmo que ela tinha chamado de idiota anteriormente. A mulher do vice pede a Dana que convide Brody para fazer um discurso de abertura.

A partir daqui começamos simplesmente a sequência mais avassaladora da tv dos últimos anos, que começa com a operação para pegar Abu Nazir. Os times da CIA se posicionam e veem um carro chegando. Nele temos uma mílicia. Eles investigam o local e espantam os moradores, por pouco não descobrem o grupo da CIA, que continua a espreita. Chega mais um carro da milícia e David manda o esquadrão terreste sair do perímetro por estar em menor quantidade, ou seja, agora é matar ou matar Nazir. Então é dado sinal de espera. Nesse tempo temos Carrie conversando com Saul, o por que dele não entrar em contato, Saul diz que o psiquiatra recomendou, mas não soa convincente. É então que chega mais um carro, nele sai o marido da informante e o braço direito de Nazir, todos ficam eufóricos e acham que já deveriam aproveitar e matar os dois, mas David manda esperar. É ai que chega mais um carro, e dele sai nada mais nada menos que Nazir.

Paralelamente vemos Brody chegando no pentágono, porém é recebido com euforia pelo vice-presidente, que o chama para ver algo incrível acontecendo. Eles entram em uma sala escura cheia de gente. Brody questiona o que acontece, vice diz que eles vão matar Nazir, Brody fica em choque, pálido e tremendo, claramente perdido, ele retira o celular do bolso sem que ninguém perceba, e manda uma mensagem: 'MAY 1'. Segundos depois um comparsa de Nazir mostra o celular a ele, que imediatamente volta ao carro, escapando do tiro ordenado por David. Nazir foge, e a CIA consegue abater apenas o marido da informante e o braço direito de Nazir.

Imediatamente Saul e Carrie saem do apartamento que estavam para ir buscar a informante, chegam em seu apartamento, pegam a mulher, porém Carrie pega a chave do apartamento dela para ir fazer busca de informações que possam ter no apartament. Saul tenta a impedir porém não consegue, todos entram no carro para esperar Carrie, porém vários capangas se aproximam do carro e começam a empurrá-lo, eles esperam até o momento que um dos capangas dá uma machadada no vidro quase o quebrando. Enquanto isso Carrie vasculha o apartamento e pega muitos papéis. Quando ela sai do apartamento muitos bandidos começam a persegui-la, que consegue despistá-los e voltar para o carro com Saul, onde todos conseguem escapar e ir para o ponto de extração da missão.

Carrie volta para sua casa sabendo que ali não é seu lugar. Na Libia, o ajudante de Saul vasculha os papéis e não encontra nada relevante, Saul o manda descansar que ele mesmo iria reanalizar os papéis, ao apalpar a bolsa que Carrie pegou na casa para carregar os documentos ele sente algo escondido na costura da bolsa. Ele abre e encontra um cartão de memória, é quando ele executa o que tem dentro do cartão de memória que temos um dos maiores twists que poderíamos imaginar, começa o vídeo: “By the time you’ve watched this you will have read a lot of things about me, about what I’ve done.”...

Comentários:

Com um dos maiores e mais perigosos twists de todos os tempos, simplesmente tivemos um dos melhores episódios dos últimos tempos. E quando digo twist perigoso, acredite, é com veemencia, afinal, o que podemos esperar daqui pra frente? Eu arrisco dizer que Saul irá convencer David a recontratar Carrie, porém não falará nada a David sobre o vídeo, e irá passar a espionar Brody para tentar chegar a Nazir. Claro que tudo isso é uma suposição das mais superficiais, pois não sabemos o que a série pode trazer para nós daqui para frente, e é isso que Homeland faz com maestria, ela tem uma timeline simplesmente imprevisível, as coisas vão acontecendo que as vezes até demora para digerirmos... Como iríamos imaginar que no final Brody estaria assistindo a missão, mesmo que meio que facilmente, e ainda sim não achar isso absurdo?

Mas essa parte de roteiro de longe foi o mais incrível do episódio, pois as cenas de ação e perseguição foram estonteantes! No momento em que vemos Nazir simplesmente ficamos com cara de idiotas acreditando que aquilo está acontecendo, rimos da cara de David por Carrie estar certa, chingamos Brody até não querer mais com o que ele faz, e ficamos sem fôlego na cena de perseguição de Carrie no prédio, e o final, com Saul vendo aquele vídeo simplesmente faz você chingar o Showtime e o diretor Michael Cuesta, que por sinal dirigiu muitos episódios da série além do piloto de Elementary e a melhor fase de Dexter, e Chip Johannessen que tem roteiros grandiosos no seu currículo. Convido você a deixar nos comentários sua reação depois desse episódio.

Outra coisa que dá a entender daqui para frente é que talvez eles lancem uma base, ordenada pela família, sobre Brody que faça com que ele pende mais pelo lado dos EUA e em não ser um terrorista do que para o lado de Abu...

Bem só esclarecer que eu não vejo trailers antes de escrever as reviews, pois gosto de especular sobre o que irá acontecer. Deixe ai nos comentários o que tu achou do episódio e o que você acha que vai acontecer daqui pra frente.

MVP: Claire FUCKING Danes
Grade: AAA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

comentarios

Sample Text