Encontrar um filme com roteiro original é um tanto difícil agora, Hollywood não tem mais tempo para isso, o lance agora (não tão agora assim...) é comprar historias prontas retiradas de grandes ou não, best sellers. Tudo começa com uma reunião entre o produtor e o autor da obra que sentam e discuti as vantagens que o escritor terá vendendo os direitos do livro. Tem toda aquela conversa de que a o filme será extremamente fiel a obra (coisas que os dois sabem que é mentira), fala também na fama que ele terá e que isso influenciará na venda do próximo livro... Depois de convence-lo, oferece-lhe em torno de 10 mil dólares (pouquíssimo dinheiro) pelos direitos autorais por três anos, e ainda 2% do lucro total do filme, o escritor achando que vai ganhar uma fortuna, junto com seu nome nos créditos finais, assina o contrato.
Depois disso o produtor vai a procura de estúdios que possam financiar o filme, essa é parte mais difícil para o produtor, já que ele tem pouco tempo com os direitos em mão e esse processo nem sempre é rápido. E logo nos dias de hoje, onde os estúdios tem filas e mais filas de produções para colocar nos cinemas que estão cada vez mais escassos, que por vez, pede para esperar ou procurar uma distribuidora independente. (Que dependendo do enredo do filme, não funciona) Depois de que o produtor assina um enorme contrato com o estúdio, (esse contrato prevê os direitos exclusivos em todo o mundo) é hora de correm atras de um roteirista que é a classe mais baixa e menos cara da hierarquia.
O roteirista por sua vez, passa dias e mais dias, escrevendo e reescrevendo o roteiro que depois é passado para o produtor (nunca o escritor do livro) que logo recusa o primeiro rascunho achando que pode ficar melhor. Depois de varias modificações feitas pelo produtor, do tipo, retirar citações politicas que possam prejudicar o filme em alguns países, colocar mais beijos (as mulheres gostam disso) e brigas e discussões (os homens aprovam) o roteiro fica pronto, mas podendo sofrer qualquer tipo de alteração durantes as filmagens. Isso acontece muito com roteiros pouco sólidos, e você percebe isso no resultado do filme, quando personagens aparecem e desparecem sem serem percebidos, ou aqueles diálogos fracos que nada contribui para a trama, são alguns de muitos exemplos disso. No final os roteiros se resmem a ''homem ama mulher'' ''homem perde mulher'' e ''homem recupera mulher''.
Depois disso você já sabe não é? Tudo fica lindo e cultural com marketing pesado contratado pela equipe. No final disso tudo, é só curti o filme que passou por um enorme processo de manipulação e se tudo der certo, aguardar a sequencia mesmo se não tiver o que contar, afinal, eles querem o dinheiro e nada mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário